Cuidados com a Rinite — 5 Dicas para Aliviar Sintomas

cuidados-com-rinite-dicas-para-aliviar-os-sintomas

A rinite é uma inflamação do revestimento do nariz que causa muito desconto. Quem tem essa alergia pode, por exemplo, sentir muita coriza e espirrar várias vezes ao dia. Felizmente, existem cuidados com a rinite que podem diminuir os sintomas.

Para quem sofre com esse problema, é importante ficar atento. Confira algumas formas de aliviar o desconforto!

Quais cuidados com a rinite você pode ter?

Em geral, a crise alérgica é desencadeada pelo contato com alérgenos, como poeira, ácaro e cheiros fortes. Nesse sentido, entre os cuidados com a rinite, é importante:

1. Evitar estar presente no momento da faxina

A limpeza da casa é um dos momentos em que há maior exposição à poeira. Por isso, é aconselhável que a faxina não seja feita na presença de quem tem rinite.

Além disso, o uso da vassoura não é aconselhável, uma vez que pode levantar mais a sujeira. O ideal é optar por um aspirador de pó.

2. Manter os ambientes arejados

Para que o ambiente fique mais tempo longe de ácaros e com o ar melhor, vale a pena mantê-lo arejado. Então, sempre que possível, abra as janelas e cortinas para que o sol possa entrar no cômodo.

3. Lavar roupas de cama com água quente

As roupas de cama, cobertores e edredons devem ser trocados com regularidade. Além disso, é importante lavá-los com a temperatura acima dos 55ºC. Isso ajuda a eliminar os ácaros que podem estar presentes.

No que se refere à secagem, o ideal é que ela seja feita com ar quente ou, o que é ainda melhor, no sol.

4. Evitar ter objetos que acumulam poeira

Tapetes, carpetes, casacos e brinquedos de pelúcia costumam acumular bastante poeira. Por isso, é importante evitar esses itens dentro da casa, caso alguém tenha rinite.

Os casacos mais pesados devem ser lavados antes de serem usados, se estiverem guardados há muito tempo. Já as pelúcias podem ser guardadas dentro de uma caixa ou armário para que não acumulem tanto pó.

5. Usar um anti-alérgico

Entre os cuidados com a rinite também há o de tomar um antialérgico, especialmente quando souber que irá entrar em contato com um alérgeno. Os gatos, por exemplo, podem desencadear alergia em algumas pessoas.

Nessa situação, para evitar os sintomas da inflamação, é possível usar um medicamento antes de visitar alguém que tenha esse animal de estimação. Mas lembre-se de consultar um médico para saber qual é o melhor para você.

Quer obter mais dicas de saúde? Então, veja outros conteúdos do blog da Bemol Farma!

Compartilhe

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pocket

Últimas do blog