Viver com plena saúde e, consequentemente, com mais qualidade de vida é uma busca constante. Então, pare um pouco e pense: como você pode aperfeiçoar o seu estado físico e mental? Para te ajudar nessa missão, vamos falar de quatro hábitos prejudiciais para a saúde. Ou, seja, tudo o que você deve parar de fazer hoje.
Confira todos os detalhes e aproveite seus momentos com tranquilidade!
1. Dormir mal
Se você sofre de insônia (demora para pegar no sono ou, ainda, desperta no meio da noite e demora para adormecer novamente), saiba que isso pode te causar vários problemas de saúde. Os mais comuns são: descontrole hormonal, ganho de peso, dificuldade de memória, irritabilidade, cansaço, etc.
Por isso, vale a pena apostar na higiene do sono — algumas horas antes de ir para a cama, desligue-se de aparelhos eletrônicos, tome um banho morno e relaxe. Fazer meditação também pode ajudar bastante.
2. Não praticar atividades físicas
Não é novidade que o sedentarismo é um dos hábitos prejudiciais para a saúde. Não mexer o corpo pode desencadear problemas no coração, diabetes tipo 2 e 1, obesidade, doenças reumatológicas e mais.
Então, procure um exercício físico que você consiga fazer, pelo menos, três vezes ao dia. Além disso, claro, que você goste de fazer. É importante também lembrar que praticar atividades para o corpo também pode reduzir os níveis de ansiedade e estresse.
3. Comer desequilibradamente
Como está a sua alimentação? É compreensível que, em uma rotina corrida, comidas industrializadas e os famosos fast food sejam opções que otimizem o tempo. Mas, a longo prazo, esses alimentos podem causar problemas, uma vez que são pouco nutritivos no corpo. Sem contar as chances maiores de ter obesidade.
Sendo assim, consuma mais frutas, legumes, fibras e verduras. Uma ótima dica é preparar vários lanchinhos saudáveis para você comer ao longo do dia. Lembre-se também de beber água e, assim, manter o corpo hidratado.
4. Não cuidar da saúde mental
Quando falamos de bem-estar e qualidade de vida, não dá para deixar o estado mental de lado. Doenças como depressão e ansiedade são muito mais comuns do que as pessoas imaginam. Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que, atualmente, já são mais de 300 milhões de homens e mulheres depressivos no mundo todo.
Para não cair nessa estatística, desacelere. Busque maneiras para diminuir o estresse, procure uma psicoterapia e faça atividades saudáveis que te dão prazer.
Gostou de saber quais são os principais hábitos prejudiciais para a saúde?
Aqui vale ainda mais uma dica importante: comece suas mudanças aos poucos. O estilo de vida saudável é uma construção dia após dia. Confira mais informações sobre vida saudável aqui no blog Bemol Farma!