A ansiedade é um transtorno psicológico que pode levar não apenas a perda de qualidade de vida e diminuição da capacidade de fazer atividades rotineiras, mas também causa sintomas físicos sérios. Hoje você vai conhecer melhor os tipos de remédio para ansiedade indicados para cada sintoma e como eles agem no corpo.
Neste artigo, você vai entender:
- – quais são os tipos de remédio para ansiedade
- – como o remédio para ansiedade age no corpo;
- – alternativas para remédios de ansiedade
Quais são os tipos de remédio para ansiedade
Antes de entender como o remédio para ansiedade funciona no nosso sistema, é bom saber que existem diversos tipos e eles podem trabalhar de diferentes formas. Alguns são voltados para sintomas físicos (como pressão alta, epilepsia e insônia) e outros para transtornos psicológicos de ansiedade e/ou depressão. Entenda a seguir:
Antidepressivos
Sim, antidepressivos agem também contra a ansiedade. Isso porque, estudos comprovaram que pessoas com transtorno de ansiedade têm alterações nos neurotransmissores do cérebro (como a serotonina: um hormônio neurotransmissor que faz a comunicação entre as células nervosas). Alguns exemplos desse remédio são: imipramina, sertralina, paroxetina ou venlafaxina.
Benzodiazepinas
Os ansiolíticos costumam ser prescritos para quadros de ansiedade, ou seja, quando ela não passa a ser um transtorno que dura muito tempo. Isso porque eles ajudam a pessoa a relaxar logo após sua ingestão e, por isso, não são recomendados para uso prolongado. Alguns exemplos são: lorazepam, bromazepam, diazepam ou clonazepam.
Buspirona
É uma substância também que não apresenta sedação ou quaisquer alterações psicomotoras, e costuma ser indicado para pessoas com histórico de vício ou uso abusivo de álcool e demais substâncias tóxicas.
Beta-bloqueadores
Os beta-bloqueadores atuam no bloqueio de certos hormônios do sistema nervoso, como a epinefrina e a adrenalina. O que acaba evitando um batimento cardíaco acelerado, pressão alta, palpitações cardíacas e, claro, a ansiedade. Alguns exemplos são o propranolol, oxprenolol e nadolol.
Como o remédio para ansiedade age no corpo?
Como existem diversos tipos de remédio para ansiedade, cada grupo agirá de uma forma no organismo. Entenda a seguir:
Como agem os antidepressivos
Pessoas com ansiedade e depressão têm alterações nos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e dopamina), que são responsáveis pela sensação de bem-estar e regulamentos de humor e concentração. O que o antidepressivo faz é aumentar a duração da recaptação desses componentes, ensinando o organismo a liberar os neurotransmissores de uma forma correta.
Pessoas com ansiedade e depressão podem precisar tomar o medicamento apenas por um período de tempo, já outras exigem um tratamento contínuo e ininterrupto. Tudo vai depender do quadro psicológico e da indicação do psiquiatra.
Como agem os ansiolíticos
As Benzodiazepinas (ansiolíticas) atuam diretamente no Sistema Nervoso Central e o cérebro utiliza esse sistema para regular suas funções.
Os ansiolíticos potencializam a ação do neurotransmissor GABA (que inibe o sistema nervoso central) levando, assim, ao relaxamento muscular e induzindo o sono e é isso que torna o remédio indicado para insônia e até para tratamentos contra epilepsia.
Como age a buspirona
A buspirona também atua na transmissão nervosa em partes do cérebro responsáveis pelos sintomas da ansiedade, semelhante aos ansiolíticos, porém sem causar o efeito “instantâneo” de relaxamento (como uma sedação). Assim como qualquer fármaco desse tipo, ele não causa modificações permanentes nos neurônios.
Como agem os betabloqueadores
Esse medicamento bloqueia os receptores beta-adrenérgicos ( receptores da noradrenalina). Isso impede que que os neurotransmissores que geram sintomas como taquicardia e aumento de pressão se liguem aos receptores na membrana celular, reduzindo a frequência cardíaca.
Efeitos colaterais dos remédio para ansiedade
Os efeitos colaterais de cada tipo de remédio para ansiedade são diversos, mas listamos os principais a seguir:
- – antidepressivos: além dos efeitos colaterais do processo de adaptação (que leva entre 2 e 6 semanas), outros efeitos podem ser a diminuição de libido, sensação de apatia ou desconexão da realidade;
- – ansiolíticos: sonolência, confusão mental, amnésia e comprometimento da coordenação motora.
- – buspirona: formigamento, tonturas, dores de cabeça, nervosismo, sonolência, alterações do humor, palpitações, náuseas, vômitos, dor abdominal, prisão de ventre, insônia, depressão, raiva e cansaço.
- – betabloqueadores: mãos e pés frios, fadiga, depressão, falta de ar e dificuldade para dormir ou insônia.
Existem alternativas para remédios de ansiedade?
É muito importante destacar que apenas um médico pode recomendar qual é o tipo de remédio para ansiedade mais indicado para seu caso. Muitas vezes, os remédios naturais podem ser usados em quadros menos críticos ou em conjunto a fármacos prescritos. As alternativas são:
- – consumo de alimentos ricos em nutrientes como magnésio, ômega-3, fibras e triptofano;
- – prática de exercícios físicos;
- – remédios caseiros como suco de maracujá, vitamina de banana e chá de ervas ricas em princípios ativos calmantes e ansiolíticos.
Agora que você já sabe os tipos e como os remédios para ansiedade agem no corpo, consulte seu médico e psicólogo e encontre seu medicamento na Bemol Farma. Trabalhamos com os melhores laboratórios e oferecemos condições especiais de compra para toda Manaus, confira nosso site.