Tratamentos Para Insônia: Dicas de Como Dormir Melhor

Tratamentos para insônia

A dificuldade para dormir passa a se caracterizar como insônia quando passamos mais de meia hora na cama sem pegar no sono e também quando, ao longo da noite, acordamos mais de uma vez. Se esse tipo de situação está se repetindo com frequência nas suas noites, é hora de saber quais são os tratamentos para insônia.

 Aqui, você vai encontrar:

  • – quais são os tratamentos para insônia no dia a dia;
  • – dicas para dormir em noites quentes.

Quais são os tratamentos para insônia no dia a dia?

Existem tratamentos para insônia que podem ser aplicados por médicos, mas algumas atitudes também se caracterizam como tratamento que você mesmo pode fazer. Veja só:

1. Faça exercícios regularmente durante o dia

O exercício físico é um dos tratamentos para insônia mais importantes. Eles regulam a atividade dos hormônios corporais, melhorando a sensação de bem-estar, diminuindo sintomas da ansiedade e depressão, por exemplo. 

Além disso, praticar atividades físicas durante o dia deixará o corpo mais cansado durante a noite, o que ajuda muito na hora de dormir.

2. Deixe os eletrônicos de lado na hora de dormir

O uso de celulares, computadores e até mesmo televisão durante a noite não é indicado por pelo menos uma hora antes de ir dormir. Existem dois principais motivos para isso:

  • – a luz artificial emitida pelas telas de computadores e smartphones ou tablets confundem nosso cérebro, nos mantendo mais dispertos;
  • – a quantidade de informações pode manter sua mente ativa, o que leva a preocupação e ansiedade.

O ideal é deitar na cama quando estiver com sono e, se preferir, ler um livro sob uma iluminação mais baixa. Mas lembre-se o livro deve ter uma leitura relaxante, e ser sobre coisas que promovam tranquilidade.

3. Estabeleça uma rotina noturna

Sabia que nosso corpo funciona como um reloginho interno? Por isso reagimos bem a rotinas estabelecidas, e mudanças de horário podem desajustar esse relógio. Assim, a dica é ter um horário para dormir e acordar todos os dias. 

Junto a isso, crie uma rotina noturna que pode ser: banho, meditação, skincare, tomar um chá (sem cafeína), fazer uma sessão relaxante de yoga ou usar óleos essenciais. Assim, você já vai enviando para o cérebro a mensagem de que a hora de dormir se aproxima.

Dicas para dormir em noites quentes

Para o verão, ou quem mora em regiões mais quentes ao longo do ano todo, dormir pode ser mais desafiador. Veja algumas dicas que vão te ajudar a pegar no sono naquelas noites muito quentes:

  • tome bastante água algumas horas antes de dormir;
  • – tome um banho de água morna para fria antes de deitar;
  • – se usar ventiladores, coloque uma garrafa de água congelada na frente do aparelho;
  • – se usar ar condicionado, deixe uma bacia de água ou pano úmido ao lado da cama;
  • – deixe fronhas e lençóis na geladeira por alguns minutos antes de usá-los. 

Por fim, se mesmo com essas dicas você continuar com dificuldades para dormir, não se automedique, mas procure um médico, dessa forma o profissional poderá indicar os melhores tratamentos para insônia no seu caso.
Para mais dicas de saúde, bem-estar e beleza, continue acompanhando o blog da Bemol Farma!

Compartilhe

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pocket

Últimas do blog