Diversos sintomas aparecem ao longo da gestação como dor de cabeça, inchaço, enjoo, mudanças de humor e, claro, a azia. Isso pode acontecer por diferentes fatores, mas existem maneiras de evitar o desconforto. Quer entender melhor o que causa a azia na gravidez? Continue lendo!
Quando a azia na gravidez começa e por que
A azia na gestação começa, geralmente, na 20ª semana de gestação e é comum pelo fato de muitas mulheres apresentarem aumento de refluxo gastroesofágico — que é quando o conteúdo do estômago retorna para o esôfago e vai em direção à boca.
Além da sensação de queimação, isso causa dor e até mesmo inflamação na parede do esôfago.
As causas desse aumento de refluxo é o próprio crescimento do bebê, que ocupa um maior espaço no abdômen, tornando o esvaziamento de alimentos do estômago mais lento e, assim, fazendo com que os líquidos digestivos e alimentos façam o caminho contrário no esôfago.
Além disso alguns fatores podem influenciar no aparecimento da azia na gravidez, sendo eles:
- – o número de gestação da mãe: as chances de ter refluxo aumentam proporcionalmente a quantidade de filhos que já teve;
- – etapa do período gestacional: as chances da azia aparecer no 1º trimestre, por exemplo, é bem menor do que no 3° trimestre.
Como aliviar a azia na gravidez
De fato, a azia na gestação é uma sensação bem incômoda e, a dor, pode até impedir a futura mamãe de fazer atividades básicas do dia a dia. O que fazer para evitá-la? Veja a seguir.
- – depois de comer, não se deite, mas se sente por meia hora isso vai facilitar a digestão.
- – evite roupas apertadas na barriga;
- – coloque calço ou outro tipo de apoio na cama para, quando deitar, evitar que o corpo fique totalmente na horizontal;
- – não fume e evite a exposição ao cigarro;
- – no quesito alimentação, faça pequenas refeições, assim você evita que o estômago fique muito cheio e ajuda no retorno do conteúdo pelo sentido certo no esôfago.
- – não beba nada durante as refeições, já que o líquido deixa o estômago mais cheio e dificulta o fechamento do esôfago, facilitando o refluxo.
- – evite alimentos com muita cafeína e também condimentados. Enquanto que a cafeína provoca a queimação da azia, condimentos como pimenta causam irritação e inflamação no estômago.
Além dessas dicas, em alguns casos a melhor alternativa é o medicamento para azia na gravidez. Eles são à base de magnésio ou de cálcio. Por isso, a dica é consultar-se com o seu médico para obter a orientação correta e não prejudicar a saúde do bebê.
Na Bemol Farma você encontra além de medicamentos para azia, produtos voltados para a saúde da mamãe e do bebê. Visite nosso site e confira!