Fazer exercícios faz bem em qualquer idade. Porém, a atividade física para idosos tem uma importância ainda maior, uma vez que melhora a qualidade de vida e garanti até uma sobrevida.
Para quem deseja começar a se exercitar, é necessário ficar atento. Nem todas as atividades são recomendadas para as pessoas dessa faixa etária. Saiba o porquê e quais são as melhores opções!
Por que a atividade física para idoso requer atenção?
Apesar da atividade para idosos ser recomendada pelos médicos, é importante lembrar que os mais velhos não têm a mesma capacidade funcional dos mais novos. De acordo com dados do Hospital do Coração, na velhice, as pessoas possuem 30% das fibras musculares, de 25 e 30% de massa óssea, além de 30 a 40% das terminações nervosas.
Por causa desse quadro, os especialistas recomendam atividades mais simples que não requerem aprendizagem e que não tenham muita carga. No caso das mulheres, é necessário equilibrar os hormônios, antes de começar a rotina de exercícios, para evitar possíveis fraturas.
Esse tipo de situação acontece porque o desequilíbrio hormonal causado pela menopausa pode favorecer a perda óssea e, consequentemente, facilitar os acidentes. Confira algumas atividades para idosos que garantem saúde e podem ser adotadas à rotina:
1. Caminhada
Uma simples caminhada pelo parque pode ser muito importante para as pessoas mais velhas. Esse tipo de exercício permite movimentar os braços e as pernas, além de possibilitar que o idoso relaxe enquanto observa o entorno.
O cuidado nesse caso deve ser com os alongamentos. Embora seja algo simples e que muitos estão acostumados, é importante se alongar antes de começar a andar. Isso pode evitar dores e desconfortos.
2. Pilates
O pilates é uma ótima alternativa para as pessoas mais velhas. Essa prática possibilita trabalhar alguns músculos e partes do corpo específicos, dependendo da necessidade de cada um. Entre os benefícios proporcionados pela atividade estão: alívio da dor, melhora da mobilidade, prevenção de lesões e fortalecimento da musculatura.
3. Dança
Leve e descontraída, a dança possui diversas vantagens para os idosos. Ela melhora a atenção, estimula a memória, favorece a atividade cardiorrespiratória e garante mais bem-estar para os praticantes.
4. Bicicleta
Andar de bicicleta na terceira idade pode ser bastante vantajoso e divertido. Essa atividade ajuda a circulação sanguínea, a respiração, reduz os riscos de sofrer um AVC, além de ser de baixo impacto.
5. Natação
A natação é um tipo de atividade física para idosos que os médicos costumam recomendar aos pacientes. Por ser feita na água, ela não prejudica as articulações, ao mesmo tempo em que garante um melhor condicionamento físico e capacidade respiratória.
Quer saber mais sobre como pode melhorar a sua saúde e a de seus familiares? No blog da Bemol Farma, você sempre encontra conteúdos sobre bem-estar. Confira!