A pomada ocular é um medicamento para tratar infecções e alergias nos olhos. Por não ter uma textura líquida, muita gente acaba tendo dúvidas sobre como fazer a aplicação de forma correta e segura. É isso o que você vai ficar sabendo neste artigo. Confira!
Redobre os cuidados com a higiene
Antes de aplicar a pomada ocular, é preciso higienizar muito bem as mãos e, claro, os olhos. Afinal, nossas pálpebras e cílios são os responsáveis por proteger os olhos daquelas sujeiras que não são vistas a olhos nus, como as presentes na poluição do ar. Por isso eles acabam acumulando microorganismos que podem ser nocivos para a saúde ocular.
O primeiro passo, então, é lavar as mãos muito bem com água corrente e sabonete ou, se preferir, limpá-las com álcool gel 70%. Depois você pode realizar a limpeza dos olhos.
É indicado aplicar o sabonete (ou até mesmo shampoo neutro) para o rosto com uma gaze ou algodão. De olhos fechados, para o sabonete não ir para a parte interior dos olhos, coloque a gaze ou algodão nas pálpebras e massageie levemente de cima para baixo, afinal, nossos olhos são muito delicados.
Por fim, enxágue muito bem com água corrente e seque com uma toalha limpa.
Como aplicar a pomada ocular
Ao prescrever o uso de pomada para olhos, o médico pode explicar para você como é a melhor forma de aplicar o medicamento. Em todo caso, existem algumas dicas de uso que vão facilitar a aplicação e melhorar a eficiência da pomada. Veja a seguir:
- se usar óculos ou lentes de contato retire eles. Em casos especificamente de pomadas voltadas para lente de contato, você pode ficar com elas, mas apenas se o médico recomendar;
- coloque a cabeça para trás e olhe para cima, isso ajuda na aplicação e evita que você lacrimeje em excesso.
a pomada deve ser aplicada na parte inferior dos olhos, então, se puder, puxe gentilmente a sua pálpebra inferior para deixar um espacinho onde a pomada será depositada; - na hora da aplicação, tome cuidado para não deixar o local da embalagem por onde sai a pomada encostar nos olhos. Primeiro, porque os olhos são delicados e isso pode provocar alguma lesão, segundo pois o produto pode ser contaminado se houver contato com essa parte do corpo;
- use apenas a quantidade prescrita;
- depois de usar a pomada feche os olhos, sem esfregar ou apertar as pálpebras, por aproximadamente 30 segundos, isso ajuda na absorção do medicamento.
Converse com seu médico para usar a pomada ocular correta
As pomadas oftálmicas só devem ser usadas com recomendação médica. Assim, se você estiver utilizando outros medicamentos para os olhos, o profissional poderá orientar você sobre a necessidade de intercalar o uso, assim como a frequência e quantidade certa do produto que deve ser usado.
Para mais conteúdos sobre saúde, bem-estar e beleza continue acompanhando o blog da Bemol Farma!