A dificuldade para dormir passa a se caracterizar como insônia quando passamos mais de meia hora na cama sem pegar no sono e também quando, ao longo da noite, acordamos mais de uma vez. Se esse tipo de situação está se repetindo com frequência nas suas noites, é hora de saber quais são os tratamentos para insônia.
Aqui, você vai encontrar:
- – quais são os tratamentos para insônia no dia a dia;
- – dicas para dormir em noites quentes.
Quais são os tratamentos para insônia no dia a dia?
Existem tratamentos para insônia que podem ser aplicados por médicos, mas algumas atitudes também se caracterizam como tratamento que você mesmo pode fazer. Veja só:
1. Faça exercícios regularmente durante o dia
O exercício físico é um dos tratamentos para insônia mais importantes. Eles regulam a atividade dos hormônios corporais, melhorando a sensação de bem-estar, diminuindo sintomas da ansiedade e depressão, por exemplo.
Além disso, praticar atividades físicas durante o dia deixará o corpo mais cansado durante a noite, o que ajuda muito na hora de dormir.
2. Deixe os eletrônicos de lado na hora de dormir
O uso de celulares, computadores e até mesmo televisão durante a noite não é indicado por pelo menos uma hora antes de ir dormir. Existem dois principais motivos para isso:
- – a luz artificial emitida pelas telas de computadores e smartphones ou tablets confundem nosso cérebro, nos mantendo mais dispertos;
- – a quantidade de informações pode manter sua mente ativa, o que leva a preocupação e ansiedade.
O ideal é deitar na cama quando estiver com sono e, se preferir, ler um livro sob uma iluminação mais baixa. Mas lembre-se o livro deve ter uma leitura relaxante, e ser sobre coisas que promovam tranquilidade.
3. Estabeleça uma rotina noturna
Sabia que nosso corpo funciona como um reloginho interno? Por isso reagimos bem a rotinas estabelecidas, e mudanças de horário podem desajustar esse relógio. Assim, a dica é ter um horário para dormir e acordar todos os dias.
Junto a isso, crie uma rotina noturna que pode ser: banho, meditação, skincare, tomar um chá (sem cafeína), fazer uma sessão relaxante de yoga ou usar óleos essenciais. Assim, você já vai enviando para o cérebro a mensagem de que a hora de dormir se aproxima.
Dicas para dormir em noites quentes
Para o verão, ou quem mora em regiões mais quentes ao longo do ano todo, dormir pode ser mais desafiador. Veja algumas dicas que vão te ajudar a pegar no sono naquelas noites muito quentes:
- – tome bastante água algumas horas antes de dormir;
- – tome um banho de água morna para fria antes de deitar;
- – se usar ventiladores, coloque uma garrafa de água congelada na frente do aparelho;
- – se usar ar condicionado, deixe uma bacia de água ou pano úmido ao lado da cama;
- – deixe fronhas e lençóis na geladeira por alguns minutos antes de usá-los.
Por fim, se mesmo com essas dicas você continuar com dificuldades para dormir, não se automedique, mas procure um médico, dessa forma o profissional poderá indicar os melhores tratamentos para insônia no seu caso.
Para mais dicas de saúde, bem-estar e beleza, continue acompanhando o blog da Bemol Farma!