O Que É Puerpério E Como Se Preparar Para Ele

puerperio

Toda futura mamãe precisa entender o que é puerpério, afinal, é um período bastante sensível para as mulheres que acabaram de passar pelo parto. Quer se preparar melhor para esse momento? Então continue lendo!

O que é puerpério

Para entender o que é puerpério, é interessante saber o que acontece com o corpo da mulher nesse período.

Após o parto o organismo da mulher passa por diversas mudanças para voltar às condições pré-gestação. Isso é quando a placenta sai e a ovulação volta a acontecer, antes da menstruação. Ao todo, o puerpério dura de 45 a 60 dias pós-parto.

Além dessas mudanças profundas no corpo da nova mãe é o tempo onde o instinto maternal começa realmente a despertar e, com isso, o aprendizado de como cuidar de um bebê. Por isso, o puerpério também é conhecido por despertar emoções novas.  

Aspectos emocionais do puerpério

Agora que você já sabe o que é puerpério nos aspectos das modificações corporais, é importante saber que todas essas variações hormonais podem levar a cenários de tristeza, sensibilidade, cansaço e fragilidade emocional, o chamado baby blues.  É justamente isso que faz com que o puerpério seja confundido com depressão pós-parto, mas não é o caso. 

Ao contrário do baby blues, que desaparece em algumas semanas após o parto, a depressão pós-parto é mais intensa e dura mais tempo. Por isso, se a mãe notar que esses sentimentos estão intensos demais (como choros frequentes e desânimo muito intenso) e já duram mais de 15 dias, é indicado procurar o médico.

Como se preparar para o puerpério?

A chegada de um membro novo na família é sempre cheia de emoção e um período delicado, principalmente porque exige bastante adaptação da mamãe. Tanto no dia a dia quanto em questões hormonais. Por essa razão, a mulher deve se cercar de cuidados e, se possível, já deixar na agenda consultas marcadas com um psicólogo, nutricionista e ginecologista. 

Além disso, é indicado também:

  • – buscar ajuda do(a) parceiro(a) e rede de apoio: a rede de apoio é fundamental nesse momento para que a mulher não tente fazer tudo sozinha e possa dedicar um tempo para si;
  • – separe uns minutos no dia para você: sabemos que pode ser difícil mas, após pedir ajuda para sua rede de apoio, tente separar 15 minutinhos por dia após a chegada do bebê para si mesma. Pode ser um banho mais demorado, meditação ou ouvir sua playlist preferida, por exemplo. Isso ajuda a não perder a conexão consigo mesma e voltar um pouco mais renovada para os cuidados com o bebê;
  • – deixe a geladeira e armários com comidas saudáveis: é importante que os pais não deixem para fazer as compras depois do parto, então, quando o grande dia estiver próximo, compre alimentos saudáveis, nutritivos e gostosos para as primeiras semanas depois da chegada do bebê;
  • – esteja preparada para se sentir insegura: a insegurança faz parte, principalmente para mães de primeira viagem. É uma fase muito nova, por isso, não se sinta culpada se achar que não está dando conta de tudo. 

Gostou de saber o que é puerpério e como passar por esse período da melhor maneira possível? Então aproveite e confira o artigo Produtos para Bebê — 5 Melhores Opções para Recém-nascido.

Compartilhe

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pocket

Últimas do blog