A inalação em recém-nascido é indicada no tratamento e prevenção de doenças respiratórias como bronquite, sinusite, rinite, falta de ar, tosse e alergias, auxiliando na umidificação das vias respiratórias.
Quem tem crianças e bebês sabe bem que esse momento pode ser um pouco complicado. Mas, com este artigo, você verá que realizar a inalação em uma criança pequena não é tão difícil. Confira!
Veja as diferenças entre inalação e vaporização
Antes de realizar algum procedimento no seu bebê, é interessante saber que muitas vezes a inalação pode ser confundida com vaporização e vice-versa.
A vaporização é apenas o ato de fornecer um vapor para a criança inalar. Isso é feito sem nenhum aparelho, bastando a fervura da água e um recipiente seguro para que ela inale o vapor sem se queimar.
Já a inalação é feita com um aparelho que forma uma pressão liberada por uma abertura própria. Em recém-nascidos ela é mais indicada como tratamento para uma doença já recorrente, enquanto a vaporização é mais usada para prevenção de doenças respiratórias.
Hora da prática — como fazer a inalação em recém-nascido
No momento de realizar a inalação no seu bebê, é importante atentar-se para as dicas abaixo:
- se possível, deixe a criança sentada para, durante a inalação, você conseguir bater levemente nas costas dela para a secreção sair. Lembrando que esses tapinhas devem ser leves, com a mão em formato de concha;
- se não for possível sentar a criança, deixa-a na posição mais confortável possível;
- escolha um local sem aglomerações para manter o recém-nascido calmo;
- cubra a boca e o nariz na criança com a máscara;
- evite o choque térmico ao terminar a inalação;
- no caso de tratamento, a adição de medicamento deve ser feita conforme recomendação do pediatra;
- no caso de um tratamento preventivo, a inalação pode ser feita com soro fisiológico;
- caso o bebê apresente algum incômodo e comece a chorar, faça uma pausa. Assim o medicamento não é desperdiçado.
O uso correto do inalador
Para realizar a inalação em recém-nascido de forma certa, saber como manusear o inalador infantil é fundamental para que ele tenha o efeito esperado e, assim, a saúde do seu bebê melhore.
Sendo assim, ler as instruções de uso do aparelho é bastante importante, já que cada modelo pode ter suas particularidades.
A água a ser utilizada no inalador sempre deve ser filtrada ou fervida. Isso previne possíveis contaminações. Depois do uso, realize a limpeza do equipamento e guarde-o seco na embalagem.
A importância da indicação e consulta médica
Levar o recém-nascido a um pediatra no aparecimento dos primeiros sintomas dessas doenças respiratórias é fundamental. Além disso, não é recomendado utilizar medicamentos que não foram prescritos pelo médico.
Se preferir, em casos preventivos (como o uso apenas de soro fisiológico), não tenha receio em consultar um especialista para indicar a quantidade e frequência certas para o bebê inalar.
Quer saber mais sobre saúde e bem-estar? Continue acompanhando o blog da Bemol Farma!