Todo mundo que quer ter um sorriso bonito e saudável já sabe da importância de uma boa higiene bucal. Além disso, é comprovado cientificamente que uma boca saudável trabalha na prevenção de doenças do coração e até diabetes.
Quer saber como realizar uma limpeza bucal caprichosa e do jeito certo? Continue lendo!
Saiba quantas vezes por dia realizar a higiene da boca
Antes de começarmos com as dicas para realizar sua higiene bucal, é importante saber com que frequência ela deve ser feita.
Para além de ter um sorriso bonito mas também saudável, os especialistas recomendam escovar os dentes após todas as refeições e também antes de dormir. Ou seja, se sua última refeição, seguida de escovação, foi feita muitas horas antes de dormir, mesmo não tendo comido nada é indicado que escove os dentes.
Escolha a escova certa
Se você acha que qualquer escova dental serve para seus dentes, está enganado. Existem muitos modelos de escovas atualmente. As mais indicadas são as com um grau de maciez bom, além disso elas devem ter, pelo menos, cinco mil cerdas.
Se puder, escolha uma escova sem detalhes de borracha no cabo, já que eles são grandes facilitadores no acúmulo de bactérias. Por fim, troque-as de três em três meses.
Tenha uma técnica na hora da higiene bucal
Não use força na hora de escovar os dentes para não prejudicar a saúde das suas gengivas. A escovação deve ser feita com movimentos circulares, deixando as cerdas cobrindo os dentes e gengiva. Assim você consegue limpar onde mais se acumulam a sujeira — no sulco gengival.
Faça esses movimentos circulares pelo menos 10 vezes em cada área dos dentes (na frente e atrás).
Não se esqueça da higiene da língua
A limpeza da língua faz parte da rotina de quem quer manter uma higiene bucal impecável. Isso é o que ajuda a evitar o mau hálito causado pela presença de bactérias na língua, chamado de halitose. Lembre-se de usar escovas macias para isso.
Inclua o fio dental na sua rotina de limpeza bucal
O fio dental serve como uma etapa da escovação, por isso, jamais substitua um pelo outro. Além disso, é indicado passar o fio dental antes de escovar os dentes, pois os resíduos presos serão soltos e quem vai eliminar de vez eles é justamente a escova.
O uso correto do fio dental é cuidadoso, jamais force demais ele contra a gengiva para não causar ferimentos.
Saiba o benefício do enxaguante bucal
Da mesma forma que o fio dental não substitui a escova, o enxaguante bucal não remove a placa bacteriana dos dentes nem na língua. No entanto, o uso dele é recomendado duas vezes ao dia para finalizar uma limpeza caprichosa, ajudando a dissolver a placa bacteriana.
Esperamos que essas dicas tenham ajudado você e sua família! Saiba mais sobre como cuidar da sua saúde no blog da Bemol Farma!