Ginástica Laboral — 4 Exercícios para Fazer no Trabalho

Ginástica Laboral — 4 Exercícios para Fazer no Trabalho

Na correria do dia a dia e em meio às preocupações com a carreira profissional, como você cuida da sua saúde? Você consegue parar durante alguns minutinhos para fazer exercícios físicos? Saiba que a ginástica laboral tem exatamente esse propósito.

Neste artigo, vamos te explicar tudo sobre esse tipo de atividade física, ou seja, para o que ela serve e quais são seus benefícios. Aproveite!

O que é ginástica laboral? Quais são suas vantagens?

A ginástica laboral consiste em uma série de exercícios físicos que são realizados em ambientes profissionais, desde indústrias até startups.

O propósito é evitar doenças ocupacionais e lesões por esforço repetitivo. Muito mais do que isso, vale sempre lembrar que colocar o corpo em movimento combate o sedentarismo, um problema de saúde bastante recorrente e que pode desencadear outros males.

Não podemos deixar de lembrar que a saúde mental também melhora com exercícios físicos. Isso porque, durante e após as atividades físicas, o corpo libera hormônios (endorfina e serotonina) responsáveis pela sensação de bem-estar. Ou seja, o estresse tão presente na rotina dos trabalhadores, diminui.

Tipos e durações da ginástica no trabalho

Uma das dúvidas mais comuns é o tempo necessário para a ginástica laboral. Depende da modalidade que será realizada. Veja:

  • preparatória: feita antes da jornada começar. O objetivo é “acordar” os músculos e articulações que serão movimentados durante o dia. Nesse caso, recomenda-se o tempo de 10 a 15 minutos;
  • compensatória: composta de exercícios físicos que melhoram a postura e os movimentos do corpo, prejudicados durante a jornada de trabalho. O tempo de duração é de 5 a 8 minutos.

4 tipos de exercícios para praticar no trabalho

Em um local espaçoso e arejado, os colaboradores podem fazer os seguintes exercícios físicos:

  1. para o corpo todo: em pé, deve-se esticar os dois braços no alto, entrelaçar os dedos, com as palmas das mãos viradas para cima. Em seguida, é só tirar o calcanhar do chão lentamente, até ficar na ponta dos pés e, assim, esticar as pernas;
  2. indicada para a região lombar: em uma cadeira (sem rodinhas), o colaborador deve ficar com a coluna totalmente reta no encosto. Em seguida, basta abaixar — levando a cabeça nos joelhos sem tirar o quadril do assento. Já as mãos devem segurar os pés;
  3. para o pescoço: primeiramente, a pessoa precisa ficar em pé, com o corpo totalmente reto. O próximo passo é encostar o queixo no peito e deixar o pescoço alongar;
  4. indicada para as mãos: basta esticar um dos braços para frente e com a mão aberta. Em seguida, puxe suavemente a ponta dos dedos para trás com a outra mão.

Com essas dicas, certamente, você e seus colaboradores poderão viver com mais saúde e qualidade de vida no trabalho.

Gostou das nossas dicas? Confira muito mais aqui blog e no site Bemol Farma!

Compartilhe

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pocket

Últimas do blog