Corrida para Iniciantes: Dicas para começar

Correr é uma atividade física que pode ser muito gratificante. Seguindo as dicas, você poderá começar a correr de forma segura e eficaz.

A corrida pode trazer muitos benefícios para a saúde, como:

  • Melhora da saúde cardiovascular
  • Redução do risco de doenças crônicas
  • Aumento da massa muscular
  • Melhora da postura
  • Redução do estresse
silhueta de um homem jovem aptidao correndo no nascer do sol
Treino seguro Isaac

Aqui estão nossas dicas de como começar a correr – com alguns passos simples para manter sua rotina de corrida:

  1. Comece Devagar:

A vontade é correr o máximo que seu corpo consegue. O maior problema é que, se você fizer isso, maior será a probabilidade de causar uma grave lesão ou dores, como a canelite, que poderão lhe impedir de correr nos outros dias.

No início faça treinos curtos, não tente correr por percursos muitos logos. Aumente os percursos, a duração e a velocidade gradativamente durante os treinos.

E é muito importante que se sentir dor, pare o treino e descanse. Respeite os limites do seu corpo.

2. Escolha um Bom Equipamento:

É importante lembrar que para correr, basta a motivação, mas com o tempo você pode investir em bons equipamentos, como um bom Smartwatch, capaz de medir as atividades personalizadas e acompanhar o seu desempenho.

Não se esqueça também do protetor solar, principalmente na região do rosto, que é a parte do corpo que fica em maior exposição ao sol.

Um bom calçado é essencial para evitar lesões. Por isso é muito importante escolher um tênis com um bom nível de maciez, que dará instabilidade para seus pés. Considere o terreno que você irá percorrer, para uma trilha ou asfalto por exemplo, são tênis bastante diferentes.

Você sabia ? Tênis tem prazo de validade mesmo que aparentemente ele esteja bom,  se atente a quilometragem percorrida e aspecto da sola, Existem tênis que duram só 300km e outros que duram até 1000km ou mais!

3. Hidrate-se:

É muito importante beber água antes e durante o treino, a hidratação adequada é imprescindível pois ajuda a prevenir a câimbra e desidratação. Também é importante considerar o uso de bebidas isotônicas, pois elas ajudam a repor os sais minerais que são perdidos através do suor.

4. Escolha Um Lugar:

Evite correr em ruas movimentadas ou em lugares escuros. Pense também no clima e no horário, por exemplo: No clima Equatorial da cidade de Manaus, o ideal é realizar uma atividade pelo período da manhã entre 5:00h e 7:00h, assim o sol ou a partir das 16h, pois a radiação UVB nesses horários é menor, e oferece menos riscos a saúde da pele.

O mais importante é escolher um lugar onde você se sinta bem confortável.

5. Exercícios de Força e Recuperação

Mas é importante salientar que a maioria das atletas passam por pequenas dificuldades no início, como a canelite, porém é possível prevenir. Sendo assim é imprescindível realizar exercícios de alongamento e fortalecimento. Fortaleça todos os músculos ao redor da área da canela, pratique treinamento de força, principalmente para os dedos dos pés, que constroem os músculos da panturrilha.

Cheque também a sua forma de correr, como pisa ou sua postura. E para fugir de lesões o ideal é não só treinar corrida.

Eai, gostou das dicas ? que tal começar a colocar tudo em prática? 

Compartilhe

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pocket

Últimas do blog