Como Funciona o Anticoncepcional? Tudo que Você Precisa Saber

saiba como funciona anticoncepcional

Muitas mulheres ainda não entendem como funciona o anticoncepcional, apesar de essa ser a forma mais comum de evitar a gravidez. Antes de decidir qual é o melhor método para você, é importante saber como a pílula age no organismo.

Tem dúvidas sobre esse contraceptivo? Então, continue lendo este artigo para se informar melhor!

Como o anticoncepcional age no organismo da mulher?

Entender como funciona o anticoncepcional é bastante simples: a pílula possui hormônio que são naturalmente produzidos nos ovários. A maioria têm progestogênio e estrógeno na composição, mas existem também versões com apenas progestogênio.

Por causa dessas substâncias, a pílula consegue inibir a ovulação, além de tornar o muco cervical espesso. Consequentemente, esse contraceptivo dificulta a passagem dos espermatozóides e evita a gravidez.

É importante notar que o anticoncepcional só é válido para quem não deseja engravidar e não tem eficácia contra as doenças sexualmente transmissíveis.

Devido a isso, os médicos recomendam que os casais usem preservativo, mesmo que a mulher tome o contraceptivo oral. Além de diminuir as chances de uma gravidez indesejada, a camisinha também é a única forma de se prevenir contra uma série de doenças.

O anticoncepcional é 100% eficaz?

Não, o anticoncepcional não é 100% eficaz, assim como qualquer outro método. Caso a mulher esqueça de tomar a pílula ou faça uso de outros medicamentos, a eficácia também pode diminuir.

Por isso, o recomendável é tomar o comprimido sempre no mesmo horário, conversar com o médico se precisar usar outro medicamento, além de utilizar preservativo.

Quem pode tomar anticoncepcional?

Mulheres a partir da adolescência até a menopausa podem fazer uso do anticoncepcional. Porém, por se tratar de um medicamento, apenas um ginecologista pode indicar ou não o uso.

Se a paciente tiver alguma doença crônica, por exemplo, esse método pode não ser recomendado. Então, para evitar riscos à saúde e garantir o máximo de eficácia do contraceptivo, é indicado buscar o auxílio de um médico e fazer os exames solicitados.

Anticoncepcional causa infertilidade?

Mentira! Mesmo que a mulher utilize o anticoncepcional durante vários anos, depois que ela deixar de tomá-lo, poderá engravidar. O que ocorre é que no período pós-pílula pode ser que o organismo não volte a ovular imediatamente.

Porém, em alguns meses, a ovulação poderá voltar a acontecer sem interferência médica ou uso de medicação.

Quer entender mais sobre como funciona a anticoncepcional e outros medicamentos importantes? Continue acompanhando o blog da Bemol Farma!

Compartilhe

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pocket

Últimas do blog