Como é Feito o Exame de Intolerância à Lactose?

exame-de-intolerancia-a-lactose

Você tem se sentido mal após ingerir leite e seus derivados? Se a sua resposta for sim, é preciso parar e tomar alguns cuidados especiais com a sua saúde. O principal deles é fazer o exame de intolerância à lactose. A boa notícia é que há maneiras extremamente seguras e tranquilas de fazer o teste.

Quer saber todos os detalhes? Confira nossas dicas e tenha mais qualidade de vida!

O que é intolerância à lactose?

Antes de falarmos como é feito o exame de intolerância à lactose, precisamos deixar claro o que significa isso.

A carência (também conhecida como hipolactasia) é caracterizada quando o organismo produz pouco ou nada de uma enzima capaz de digerir a lactose (açúcar presente no leite e na maioria de seus derivados).

Quais são os sintomas da hipolactasia?

Os sinais da intolerância à lactose variam bastante. Isso porque tudo depende do nível do distúrbio que pode ser: baixo, médio ou grave. No geral, os principais sintomas são os seguintes:

  • gases;
  • diarreia;
  • dor de cabeça;
  • cansaço;
  • irritabilidade;
  • manchas na pele (nos casos mais sérios).

Todos esses sinais costumam aparecer de 30 minutos a duas horas após a ingestão do açúcar lácteo.

Como é feito o exame de intolerância à lactose?

Se você tem sentido alguns dos sintomas, procure um clínico geral. Na consulta, o médico fará algumas perguntas. Caso realmente haja indícios do problema, você poderá fazer o exame de intolerância à lactose. O teste pode ser realizado das seguintes maneiras:

avaliação sanguínea: você recebe uma quantidade de lactose em jejum. Depois de algumas horas, é feita a coleta de amostras do seu sangue. Se não houver alteração nas quantidade de glicose, o caso de intolerância é diagnosticado;
teste do hidrogênio: também em jejum, é preciso, tomar um pouco de lactose. O segundo passo é assoprar um equipamento que mede a quantidade de hidrogênio (gás produzido quando o organismo possui intolerância à lactose);
exame de fezes: nesse caso é medida a acidez da excreção. Se os níveis forem altos, é confirmada a intolerância ao açúcar do leite;
análise do intestino: é necessário retirar um pequeno pedaço do intestino para avaliar se há a presença de células que caracterizam a hipolactasia.

O mais importante: quem possui esse tipo de carência do organismo pode viver plenamente, desde que siga um plano alimentar desenvolvido por um nutricionista. Em alguns casos, também é indicado o uso de Lactase em comprimidos.

O que achou deste artigo? Continue acompanhando o blog Bemol Farma e descubra mais dicas de vida saudável!

Compartilhe

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pocket

Últimas do blog