Grande parte das pessoas recorre a tratamentos alternativos para a saúde e o bem-estar. Por causa dos benefícios da acupuntura, essa é uma das técnicas que estão se popularizando nos últimos anos.
A acupuntura médica pode ser usada em diversas situações. Entenda melhor como ela funciona e no que contribui com a saúde!
Benefícios da acupuntura — efeitos milenares
Substituir por: Embora tenha se popularizado agora no Brasil, os benefícios da acupuntura são conhecidos há mais de 2 mil anos pelos chineses, criadores do tratamento.
De acordo com o Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, a prática consiste em aplicar pequenas agulhas em pontos estratégicos do corpo para promover o equilíbrio. Isso faz com que estímulos nervosos sejam gerados, liberando substâncias químicas importantes para o organismo.
O acupunturista pode utilizar um aparelho que gera impulsos elétricos para as agulhas. Existe ainda a auriculoterapia que utiliza sementes de mostardas na orelha.
Independentemente da técnica empregada, a acupuntura possui diversos benefícios que já foram comprovados. Por essa razão, ela foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina em 1995. Confira os principais efeitos da prática:
- alivia doenças respiratórias, como rinite, sinusite, resfriado e bronquite;
- diminui problemas gastrointestinais, por exemplo, excesso de acidez no estômago e prisão de ventre;
- reduz diversos tipos de dores, como lombalgia, artrite reumatóide e dor ciática;
- ajuda a dormir melhor, diminuindo a insônia;
- permite a liberação de toxinas;
- melhora a qualidade de vida e diminui problemas psicológicos como a ansiedade;
- promove o relaxamento do corpo e da mente.
Quem pode fazer a acupuntura
Esse tratamento pode ser indicado para crianças, adultos e idosos. Porém, a prática não é recomendada para quem tem alergia a metal ou problemas de coagulação. Além dos benefícios da acupuntura, ela tem como ponto positivo só ter efeitos colaterais leves, como dor na região em que as agulhas foram colocadas e sonolência após a sessão.
Em geral, os médicos indicam a acupuntura como um complemento para o tratamento convencional. Em alguns casos, os pacientes até conseguem diminuir a dosagem de medicamentos remédios que tomam, porém, isso precisa ser acompanhado por um especialista.
A acupuntura é uma prática de natureza multiprofissional, ou seja, diversos profissionais podem realizá-lo, como médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. O importante é que o acupunturista tenha especialização nessa área e esteja regular no órgão responsável.
Continue acompanhando os conteúdos do blog Bemol Farma e cuide-se!