Medicamentos Genéricos e Originais — Quais São as Diferenças?

Medicamentos Genéricos e Originais — Quais São as Diferenças?

Na hora de comprar os seus remédios, você fica na dúvida sobre quais são as diferenças entre medicamentos genéricos e originais? Se sim, continue a leitura deste artigo. Vamos explicar todo o processo de fabricação de cada caso, assim, fica fácil entender as distinções.

Descubra a resposta da grande questão e aproveite as nossas dicas!

Afinal, qual a diferença entre medicamentos genéricos e originais?

Os medicamentos originais ou de referência são lançamentos e pertencem exclusivamente a uma marca. O processo de fabricação deles depende de estudos clínicos. As pesquisas são realizadas para comprovar a qualidade e segurança dos princípios ativos. Depois então que esses fármacos são aprovados, eles começam a ser comercializados com venda exclusiva por até 20 anos.

Quando acaba esse período de duas décadas, a patente dos fármacos exclusivos acaba. Ou seja, as medicações podem virar genéricas, sem relação com nenhuma marca específica.

Por que o medicamento genérico é mais barato?

Agora que você já sabe a principal diferença entre medicamentos genéricos e originais, vamos explicar o porquê o segundo tipo é mais barato.

O que acontece é que, como os fármacos genéricos já passaram por estudos clínicos, eles não precisam de novas pesquisas, o que gera muitos gastos.

Vale ressaltar que isso não significa que os compostos sem patente são de qualidade e eficácia duvidosas. Todos eles passam por testes para provar que são equivalentes e, assim, seguros para a população.

É claro que esse cuidado também custa dinheiro, mas muito menos do que os estudos e pesquisas dos originais. Essa diferença é o que explica o porquê os genéricos são mais baratos.

Como identificar um medicamento genérico?

A identificação é simples. Os medicamentos genéricos são vendidos em caixas com uma faixa amarela e a letra G em azul escuro.

Além dos dois tipos de fármacos que já citamos, existem os similares. Esses são aqueles com princípios ativos semelhantes aos dos originais e genéricos. Outra caraterística é que eles pertencem a uma marca e têm nome fantasia. Com essas informações, fica muito mais fácil cuidar da sua saúde da melhor maneira.

Gostou de saber as diferenças entre medicamentos genéricos, originais e similares? Aproveite, também, para conhecer o nosso site. Para mais dicas de vida saudável, continue aqui no blog Bemol Farma!

Compartilhe

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pocket

Últimas do blog