Você já está preocupado com a primeira dentição do bebê, pois não sabe o que pode e o que não pode fazer? Fique tranquilo! Neste conteúdo, vamos esclarecer as suas principais dúvidas.
Com alguns cuidados e amor, o seu filho passará por essa fase de maneira sossegada e, claro, saudável. Confira algumas dicas!
Cuidados antes da primeira dentição do bebê
Ao contrário do que muitos podem imaginar, o desenvolvimento dos dentes começa ainda na gestação. Até a oitava semana ou segundo mês de gravidez, os botões gengivais se formam debaixo da gengiva.
Por esse e outros motivos, é importante que a grávida se alimente bem durante todo o período. Manter uma dieta balanceada contribui para a saúde do bebê, inclusive para a parte bucal.
Veja algumas cautelas que você deve ter com o seu neném:
1. Limpe a gengiva do bebê
Antes de aparecer os primeiros dentinhos, os pais já devem manter a boca da criança sempre limpa. Isso pode ser feito por meio de um pano úmido. Você pode passá-lo de maneira suave na parte superior e inferior da gengiva.
Essa limpeza ajuda a evitar o surgimento de bactérias e até mesmo cáries nos pequenos. Por esse motivo, ela deve ser feita diariamente.
2. Leve o bebê ao dentista
A primeira dentição do bebê pode surgir entre o quarto e sexto mês de vida. Nessa fase, os pais irão perceber que as crianças ficam mais agitadas, com menos apetite e mais vontade de morder os objetos — porque a gengiva coça.
Antes da criança completar um ano, é indicado levá-la a um dentista. Assim, será possível avaliar como está a saúde bucal dela e o que pode ser feito para mantê-la em dia.
Do primeiro ao terceiro ano de vida, é normal que o pequeno sinta mais confortável, pois significa que os molares estão saindo. Diferentemente dos anteriores, esse dente tem uma superfície plana e, portanto, é mais difícil de romper a gengiva.
3. Escove os primeiros dentes
Quando perceber que o seu filho já tem vários dentes, você poderá fazer a escovação normalmente. Assim como os adultos, é importante que a limpeza seja feito após as refeições e antes de dormir.
As primeiras escovações podem ser feitas apenas com escovas de cerdas macias e água. Depois, com a recomendação de um dentista de confiança, os pais poderão usar um creme dental adequado para as crianças.
Gostou de saber mais sobre cuidados para os bebês e a sua família? Continue acompanhando o blog da Bemol Farma!