O preparo para a chegada de um bebê é motivo de ansiedade para muitas famílias. Adaptar os cômodos da casa, reformar o quarto, comprar os itens necessários para o enxoval dentre outros motivos deixam os nervos à flor da pele. Neste artigo vamos facilitar a vida dos pais e trazer dicas e um checklist sobre o que levar na bolsa maternidade.
Como escolher os itens que vão na bolsa maternidade?
O primeiro passo é pensar o que foi acordado com sua obstetra: você vai esperar e ter um parto natural ou tem uma cirurgia de cesárea agendada?
No caso da cirurgia de cesárea, o ideal é além de levar os itens do bebê, também levar roupas bem leves para o conforto da mãe, que operada não poderá fazer esforços e precisará também de cuidados. Além de material de higiene/assepsia dos pontos.
No caso do parto natural, além dos itens do bebê a mãe deve organizar absorventes de tamanho grande ou fraldas geriátricas para os dois primeiros dias pós-parto, pois ela eliminará muito sangue pelo canal vaginal.
Agora vamos para o que interessa, o check list – pensado para uma família que irá ficar de 1 a 2 dias na maternidade após o nascimento do bebê.
Para a Mãe
- 2 Camisolas
- 3 calcinhas de algodão
- 2 sutiãs de amamentação
- 3 pacotes de absorvente tamanho grande ou 1 pacote de fralda geriátrica
- 1 manta ou 1 edredom
- 1 conjunto de roupa para a saída (de preferência leve, como um vestido)
- 1 par de sandálias havaianas
- 1 par de tênis ou sapato confortável para a saída
- 1 toalha
- 1 Necessáire com itens de higiene pessoal (escova de dente, pente, creme dental, fio dental, enxaguante bucal, shampoo e condicionador, sabonete íntimo)
Para o bebê
- 1 pacote de fralda RN
- 3 macacões estilo “Mijão”
- 1 manta
- 1 tubo de pomada para assadura
- 1 Shampoo e 1 Condicionador Antialérgico para Bebê
- 1 pacote de lenço umedecido antialérgico
- 1 conjunto de regata e shorts para RN
- 2 conjuntos de pijama RN
- 1 toalha com capuz
- 5 babadores/fralda de boca