Mitos e Verdades Sobre Amamentação — Tudo que Você Precisa Saber

Mitos e Verdades Sobre Amamentação — Tudo que Você Precisa Saber

Para quem sempre sonhou em ser mãe, não há dúvidas de que amamentar é um dos momentos mais especiais da vida. Ser a fonte de alimento e nutrição de um filho é emocionante. Mas, apesar disso, também há muitos mitos e verdades sobre amamentação.

Diante de tantas suposições, muitas mães ficam realmente confusas. Se você também está passando pelas incertezas, fique tranquila. Este artigo foi pensado para esclarecer o aleitamento materno. Confira!

Mitos e verdades sobre amamentação

Existem inúmeros mitos e verdades sobre amamentação. Separamos aqueles mais recorrentes. Dá só uma olhada e reforce os cuidados essenciais com os bebês:

O leite materno pode ser fraco

Mito. O leite materno tem sempre as mesmas composições em qualquer mulher. Não existe alimento melhor do que esse para todos os bebês. Tanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o aleitamento materno seja feito até, pelo menos, os seis meses de idade de meninos e meninas.

Amamentar acelera a perda de peso

Verdade. Amamentar faz com que o corpo queime mais calorias. Mas, atenção: lembre-se que para uma vida saudável, o recomendado é seguir uma alimentação saudável e ingerir bastante água todos os dias.

É preciso aleitar a cada três horas

Mito. Até porque a fome varia de bebê para bebê. O que os médicos recomendam é que a mãe amamente no modo de livre demanda, ou seja, toda vez que o neném sentir necessidade. Com o passar do tempo, os horários da amamentação acabam sendo os mesmos ou muito parecidos.

Amamentar dói

Depende. Vale ressaltar que algumas mulheres também têm mais sensibilidade. De qualquer forma, os incômodos tendem a diminuir com o passar do tempo. Caso contrário, você deve procurar ajuda profissional.

O próprio ato de amamentar faz com que o leite aumente

Verdade. Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar que existem alguns alimentos que ajudam na produção de leite. Certo? Mas, na verdade, não há um nutriente responsável por essa função especificamente. O que realmente faz o leite aumentar é a própria sucção do bebê.

Os benefícios do leite materno

Não poderíamos deixar de falar sobre os principais benefícios do leite materno. Este alimento é responsável por fortalecer o sistema imunológico. Além disso, ele ajuda a prevenir o câncer, obesidade, diabetes e diversos outros problemas. É uma forma de contribuir para que bebês tornem-se adultos saudáveis.

Gostou de saber os mitos e verdades sobre amamentação? Aproveite para conhecer muitas outras informações sobre vida saudável aqui no blog Bemol Farma!

Compartilhe

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pocket

Últimas do blog