Exame de Sangue em Crianças — 4 Dicas Para Ajudar os Pequenos

Exame de Sangue em Crianças — 4 Dicas Para Ajudar os Pequenos

Quando falamos em exame de sangue em crianças, qual a primeira imagem que vem à sua mente? Quem tem filhos, provavelmente, se lembrará dos momentos em que os pequenos choraram e foram extremamente resistentes.

Se você também costuma passar por esse grande desafio, não precisa mais se preocupar. Separamos alguns cuidados e dicas que podem facilitar a vida de pais e crianças! Aproveite!

Como o exame de sangue em crianças deve ser encarado e conduzido?

Antes de falarmos das dicas, é importante destacar que os cuidados médicos precisam ser tratados de forma positiva. Então, primeiramente, seja transparente com os pequenos. Explique eles precisam realizar os exames para poder viver e brincar à vontade.

O mais importante: não use as ocasiões médicas como espécies de ameaças e castigos para os seus filhos. Por exemplo, alguns pais costumam falar para os pequenos: “se você não obedecer, vai tomar uma injeção”. Isso pode causar ainda mais medo.

Com uma visão mais positiva, é hora de explorar outros fatores. Veja:

1. Procure laboratórios que tenham salas especiais

Um laboratório com salas lúdicas pode fazer toda a diferença. Ambientes coloridos com bichinhos de pelúcia e brinquedos ajudam a distrair os pequenos. Aliás, momentos antes do exame, você pode brincar com seus filhos de aplicar injeção ou tirar sangue dos bonecos.

2. Profissionais humanizados e acolhedores

Na hora do exame de sangue em crianças, é claro que ótimos profissionais também são imprescindíveis. Assim, procure saber se os enfermeiros são pacientes e se conhecem algumas técnicas para lidar melhor com a situação.

Além disso, vale checar se o laboratório tem equipamentos facilitadores, como, por exemplo, um localizador de veias.

3. Deixa a criança em uma posição mais confortável

Procure identificar se, para tirar sangue, o seu filho(a) se sente mais à vontade em uma cadeira, deitado na maca ou, ainda, no seu colo. Esta terceira opção pode ser fundamental, uma vez que transmite mais segurança.

4. Prêmio de coragem

Depois do exame de sangue, já pensou em dar um prêmio de coragem para a criança? Alguns laboratórios entregam um certificado para os pequenos. Fora isso, você pode recompensar com um doce, um brinquedo ou um passeio.

E aí, tudo pronto para tornar o exame de sangue em crianças algo tranquilo? Se você gostou deste artigo, continue navegando aqui pelo blog Bemol Farma!

Compartilhe

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pocket

Últimas do blog