Remédio Genérico ou Similar — Entenda as Diferenças de Cada Um

remedio-generico-ou-similar-entenda-as-diferencas-de-cada-um

Você provavelmente já sentiu alguma insegurança na hora de comprar um remédio genérico ou similar, não é mesmo? Esses medicamentos são aqueles que mais estão presentes no serviço de saúde pública e podem até ser mais baratos. Mas qual é exatamente a diferença entre cada um? Continue lendo para descobrir as características entre as categorias de medicamentos!

O que é Medicamento Referência?

Podemos dizer que o remédio referência é a primeira versão de um medicamento, ou seja, aquele cuja fórmula originou todos os demais (similares e genéricos) e que tem sua segurança, qualidade e eficácia comprovada cientificamente.

Eles possuem uma única marca comercial exclusiva por até 20 anos. Após isso, a patente expira e outras companhias farmacêuticas podem fazer um genérico dele.

O que é Medicamento Similar?

O medicamento similar é aquele que é muito parecido com o de referência. Possui os mesmos princípios ativos, concentração, posologia e indicação. Eles são igualmente aprovados pela ANVISA. No entanto, os similares podem apresentar outras formas de referência, como tamanho, formas, embalagem e validade diferentes.

O que é Medicamento Genérico?

O medicamento genérico não possui uma marca ou um nome comercial, apenas o princípio ativo. De restante, é idêntico ao de referência, também possuindo sua eficácia comprovada cientificamente. Se o remédio de referência for xarope, por exemplo, o genérico também deve ser. Isso serve para comprimidos e outros formatos.

Afinal, existem diferenças entre o remédio genérico ou similar?

Como você deve ter notado, as divergências na eficácia, qualidade e segurança entre remédio genérico ou similar não existem. As diferenças são que o genérico vem com o nome do princípio ativo, a embalagem tem uma tarja amarela no lugar do nome comercial e costuma ter um preço mais acessível no mercado.

Já os similares tomam como base o medicamento referência, mas podem ter algumas distinções como embalagem e rotulagem. Diferentemente dos genéricos, os similares têm uma marca comercial própria e são semelhantes ao referência, mas não idênticos.

Similar ou genérico — qual escolher?

Quem define se o medicamento similar substitui ou não um medicamento de referência em um tratamento de saúde é a própria ANVISA. Para ter certeza de que você está fazendo a melhor escolha de remédio genérico ou similar, procure um médico de sua confiança.

Gostou desse artigo? Não deixe de continuar acompanhando o blog da Bemol Farma para mais conteúdos sobre saúde e bem-estar!

Compartilhe

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pocket

Últimas do blog