Localizador de Veias — Entenda Como essa Tecnologia Funciona!

entenda como funciona um localizador de veia

Na hora de fazer exame de sangue ou tomar medicação intravenosa, boa parte dos pacientes ficam receosos. O medo é de que a agulha não encontre a veia certa de primeira. A boa notícia é que essa realidade está mudando, Agora existe o localizador de veias ou venoscópio.

Por meio desse aparelho, os profissionais da saúde conseguem ver as veias e, assim, aplicar a medicação ou retirar sangue com mais facilidade. Entenda melhor como funciona essa tecnologia!

Vantagens do localizador de veias

Há diversas vantagens de usar um localizador de veias. A primeira é a praticidade que o profissional ganha no dia a dia. Mesmo quem não tem muita experiência, consegue encontrar os vasos com precisão, reduzindo os riscos de fazer uma pulsão malsucedida.

Por sua vez, os pacientes também saem ganhando. Como muitas pessoas possuem as veias difíceis de serem vistas somente pelo toque, elas são mais suscetíveis de terem essa parte machucada. Por exemplo: quando um enfermeiro erra o lugar que deve colocar a agulha, um hematoma acontece nessa região.

Em geral, os vasos que exigem mais habilidade são aqueles que são muito finos ou os “bailarinos”, chamados assim por se movimentarem na hora do exame. Independentemente de qual seja o caso, o localizador pode ser usado com todos os tipos de pessoas.

Para as clínicas e hospitais, o equipamento também oferece vantagens. Por diminuir o número de pulsões ineficientes, a organização reduz os gastos com materiais descartáveis, como agulhas e cateteres. Além do mais, essa tecnologia aumenta o nível de satisfação dos clientes, o que favorece a imagem da empresa perante o mercado.

Como usar o localizador

O localizador de veias possui uma combinação de luzes infravermelhas que, quando projetadas em cima da pele, permite observar o tecido subcutâneo. Ou seja, o aparelho possibilita visualizar onde, de fato, os vasos estão.

A imagem que o venoscópio mostra é direta e não refletida, portanto, não existe o risco de perfurar a pele no lugar errado. O equipamento é totalmente confiável e pode ser usado em crianças, adultos e idosos.

No caso dos exames em bebês, existe um localizador específico para visualizar as veias periféricas deles. Dessa forma, os pais não precisam se preocupar com o procedimento, pois ele se torna mais seguro.

Quer saber mais sobre novas técnicas de saúde e como cuidar do seu bem-estar? No blog da Bemol Farma, você fica muito mais informado!

Compartilhe

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pocket

Últimas do blog