4 Hábitos Diários para Você Controlar a Ansiedade

como controlar a ansiedade

Você está sempre muito pensativo e preocupado com situações futuras da sua vida? Saiba que essas condições podem indicar que você é uma pessoa ansiosa. Mas como controlar a ansiedade? É sobre isso que vamos tratar neste artigo. Confira quatro dicas essenciais! 

Ansiedade normal Vs. Ansiedade patológica

É sempre importante destacar a diferença entre a ansiedade considerada comum e a ansiedade tratada como doença psíquica. 

A primeira, basicamente, é um sentimento que nos prepara para enfrentar situações de perigo. Sendo assim, é algo muito normal e necessário para a nossa sobrevivência. Já a segunda é um distúrbio mental que pode causar grandes prejuízos para a trajetória de qualquer pessoa. 

Se você percebe que a sua ansiedade atrapalha muito todas as esferas da sua vida, procure um médico, pois só esse profissional é capaz de diagnosticar e tratar a doença. Agora, se for apenas um sentimento que não causa grandes problemas para o dia a dia, você pode tentar os seguintes cuidados:

1. Respire calmamente

Inspirar e expirar com tranquilidade é fundamental para ajudar a controlar a ansiedade. Para isso, você pode usar uma técnica do Yoga chamada de Respiração Quadrada. O nome é porque a prática deve ser feita em quatro etapas: 

  • inspirar;
  • segurar;
  • manter;
  • expirar. 

Ou seja, os quatro períodos desenham um quadrado. Antes de começar, sente-se confortavelmente no chão ou em um móvel. Repita todo o ciclo de três a cinco minutos. 

2. Pratique atividades físicas

Falando em Yoga, os exercícios físicos também ajudam a estimular a produção de hormônios do bem-estar e a diminuir a ansiedade. Por isso, procure uma atividade física que você possa fazer todos os dias e que, claro, seja do seu agrado. 

Se você não puder investir em uma academia, uma simples caminhada diária de vinte minutos já proporcionará ótimos resultados. Lembrando que o estilo de vida saudável também depende de uma alimentação balanceada

3. Escreva como foi seu dia

Antes de dormir, pegue papel e caneta e anote todos os fatos das últimas 24 horas. O que te causou alegria e o que te frustrou? Quais foram os desafios e as vitórias? Como você tratou e como foi tratado pelas outras pessoas? Expressar as percepções e vivências ajuda a liberar as tensões. 

4. Faça psicoterapia

Procure um atendimento psicológico. Existem diversas abordagens ideais para diferentes perfis. Se você não tiver condições de pagar, pesquise se na sua cidade não há serviço de atenção psicossocial gratuito ou, ainda, clínicas-escola que realizam atendimento a preço de custo. 

Gostou das nossas dicas para controlar a ansiedade?

Agora que você já sabe como melhorar os sintomas comuns da ansiedade, não perca tempo e comece a buscar mais qualidade de vida! Para outras informações sobre saúde e bem-estar, continue no blog da Bemol Farma!

Compartilhe

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pocket

Últimas do blog