Como Cuidar do Cabelo Ressecado e Evitar o Ressecamento Futuro?

cuidar-cabelo-ressecado

Você sabia que existe uma diferença entre cabelo seco e cabelo ressecado? O cabelo seco é aquele que, geralmente, não é liso e a falta de brilho e frizz intenso são características devido à menor produção de oleosidade.

Já o cabelo ressecado também possui frizz e ausência de brilho, mas isso acontece por conta de  outros fatores. Ou seja, não é uma característica do fio. Por isso, neste artigo, você vai saber como cuidar dos seus cabelos ressecados. 

Como cuidar do cabelo que já está ressecado?

Seja por alisamentos, tinturas ou falta de cuidados, os fios ressecados podem ser tratados com passos simples. Veja:

  1. escolha um shampoo certo: dê preferência para shampoos sem sulfato ou em versões hidratantes e suaves. Assim, as impurezas dos fios serão removidas, mas sem comprometer a oleosidade natural do cabelo. 
  2. faça umectação regularmente: dependendo do nível de ressecamento, esse tratamento é indicado para todas as vezes em que lavar o cabelo. A umectação (ou nutrição) ajuda a repor a fibra dos fios. Basta investir em produtos com óleos, deixar no cabelo por 30 minutos antes da higienização;
  3. use ampolas de hidratação: assim como os cremes de hidratação, as ampolas penetram os fios, melhorando a força do cabelo e regenerando sua forma. A dica é misturar essas ampolas no seu creme de hidratação e passar no cabelo após a lavagem e antes do condicionador;
  4. lave o cabelo em água morna ou fria: ao lavar os fios em uma água quente pode piorar ainda mais o ressecamento. Isso porque ela abre as cutículas da fibra capilar, tornando difícil a absorção da água e oleosidade natural. Por isso, sempre faça o último enxágue do cabelo com água fria para selar bem a hidratação.
  5. adote um cronograma capilar: assim como a rotina de skincare, essa prática de cuidados é composta por alguns passos, nutrição, hidratação e reconstrução. Cada uma delas age de uma forma diferente nos fios, por isso, é preciso saber exatamente o que o seu fio ressecado está precisando para não causar efeito contrário. Se tiver dúvidas, consulte um profissional. 

Como evitar que você tenha cabelo ressecado?

Agora que você já sabe como recuperar o cabelo ressecado, é importante saber como evitar a necessidade de um tratamento intensivo no futuro. Ou seja, como manter os fios hidratados. 

  • evite lavar os cabelos todos os dias: é claro que há exceções, como em caso de cabelos extremamente oleosos. Mas lavar o cabelo todo dia pode desgastar a camada de oleosidade natural, por isso, procure higienizar os fios pelo menos dia sim e dia não. 
  • evite químicas frequentes: seja tinturas ou alisamentos, a química danifica muito os fios. Se optar por alguma dessas opções, é indicado investir em um tratamento de hidratação e reconstrução logo em seguida para não evitar os dados. 
  • não use secador, chapinha e babyliss diariamente: o uso excessivo desses acessórios faz os fios ficarem mais secos e fracos;

Agora que você já sabe como cuidar de um cabelo ressecado e evitar que ele fique seco, conheça a variedade de produtos capilares que a Bemol Farma disponibiliza para você. Sem dúvida, você vai encontrar o que os seus fios precisam!

Compartilhe

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pocket

Últimas do blog