Vitamina D e Vitamina C: Quais As Diferenças E Onde Encontrá-las

Vitamina D e Vitamina C: Quais As Diferenças E Onde Encontrá-las

Essenciais para o sistema imunológico, a vitamina D e a Vitamina C estão entre os principais nutrientes exigidos pelo nosso organismo para assegurar seu bom funcionamento. Porém, como não são produzidas naturalmente pelo corpo, precisam ser obtidas de outras fontes.

Nesse artigo, vamos explicar as diferenças entre elas. Você vai aprender sobre os efeitos de cada uma em nosso corpo e como podemos adquiri-las. Confira!

Vitamina D: para que serve e onde encontrar

A vitamina D interfere no desenvolvimento da estrutura óssea, favorece o crescimento muscular e ajuda a regular o metabolismo. Além disso, ela atua nos sistemas cardiovascular, imunológico e nervoso.

Os precursores da vitamina D até são produzidos pelo nosso corpo, mas só são convertidos de fato quando há exposição ao sol. Essa variante é conhecida como vitamina D3, que também é adquirida com o consumo de alimentos de origem animal. 

Já a Vitamina D2 é obtida por meio da ingestão de plantas e cogumelos. Ela se une à vitamina D3 em processos metabólicos que ocorrem no fígado.

A falta de Vitamina D diminui o nível de cálcio no organismo e prejudica o desenvolvimento e remodelação óssea. Em crianças, esse é um dos fatores por trás do raquitismo, enquanto os adultos podem sofrer com doenças como osteoporose e osteopenia.

Vitamina C: para que serve e onde encontrar

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, participa de uma série de processos em nosso organismo. Além de fortalecer o sistema imunológico, ela é uma espécie de ingrediente na produção do colágeno – proteína que atua na formação de tecidos, ossos, cabelos, unhas, cartilagens e vasos sanguíneos.

Além disso, a vitamina C ajuda a controlar os níveis de colesterol, manter o bom funcionamento do cérebro, gerar energia nas células e facilitar a absorção do ferro. 

Até os 6 meses de idade, a vitamina C só pode ser obtida por meio do leite materno. Depois, é necessário ter uma alimentação adequada, que inclua frutas, verduras e legumes como:

  • – laranja;
  • – kiwi;
  • – morango;
  • – couve-flor;
  • – repolho;
  • – brócolis;
  • – pimentão vermelho. 

A falta de vitamina C leva a problemas na produção do colágeno, o que pode resultar em manchas na pele, dificuldades na cicatrização de feridas e dores nas articulações. Outros sintomas incluem dores musculares, cansaço, problemas no cabelo e nas unhas, infecções e alterações de humor.

Suplementos com Vitamina D e Vitamina C

Quando há deficiência comprovada de Vitamina D e Vitamina C no organismo, o médico pode indicar o consumo de suplementos específicos. Contudo, é importante atentar-se, principalmente, para a dosagem correta. 

O excesso de vitamina D aumenta demais o nível de cálcio e pode causar náuseas, vômitos, anorexia e até insuficiência renal. Por outro lado, o excesso de vitamina C costuma ser eliminado na urina sem surtir qualquer efeito.

Gostou das informações? Em caso de recomendação médica, você encontra no site da Bemol Farma os melhores suplementos com Vitamina D e Vitamina C. Compre online e receba em casa com praticidade e segurança!

Compartilhe

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pocket

Últimas do blog