Novembro Azul é um movimento internacional de conscientização sobre a saúde do homem, com foco no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Traremos dicas pra te ajudar a como participar da campanha e ajudar a salvar vidas.
Como surgiu o novembro azul?
O Novembro Azul surgiu no Brasil em 2011, a partir de uma campanha organizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. A campanha foi inspirada na campanha Movember, que surgiu na Austrália em 2003.
Algumas das principais ações que ocorrem durante o Novembro Azul no Brasil incluem palestras e debates sobre saúde masculina, exames gratuitos de próstata, campanhas nas mídias sociais e eventos especiais, como caminhadas e corridas.
Dicas para você participar da campanha:
1. Divulgue sobre o tema
O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele não melanoma. O diagnóstico precoce é fundamental para o aumento das chances de cura, que podem chegar a 90% quando o câncer é diagnosticado em estágio inicial.
Uma das formas de participar da campanha é divulgando o máximo possível sobre o tema para os homens são ao seu redor. O diagnóstico precoce pode salvar vidas!
2. Roupas ou acessórios azuis
Para demonstrar seu apoio a essa campanha tão importante, sugerimos usar um acessório ou mesmo roupas azuis para assim divulgar ainda mais sobre o tema. A campanha ganhou força nos últimos anos e hoje é uma das principais iniciativas de conscientização sobre a saúde do homem no país.
Além do câncer de próstata, o Novembro Azul também é uma oportunidade para lembrar os homens da importância de cuidar da saúde de forma geral. Isso inclui manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas regularmente, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, e realizar exames de rotina.
3. Participe de eventos e ações de conscientização
Durante o mês de novembro, diversas ações são realizadas para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Essas ações incluem palestras, exames gratuitos, campanhas nas mídias sociais e eventos especiais.
Ao participar do Novembro Azul, você estará ajudando a salvar vidas.