Por causa da rotina corrida, os nutrientes em cápsulas têm se popularizado. Eles ajudam a garantir o que o corpo precisa para funcionar bem. Porém, para que tenham o efeito desejado é necessário saber o momento certo para tomar vitaminas e suplementos.
Então, é importante respeitar a particularidade dos nutrientes. Saiba mais sobre como você pode tomar as vitaminas em cápsulas!
Saiba como tomar vitaminas e suplementos
As vitaminas e os suplementos alimentares podem ser indicadas pelos médicos, nutricionistas ou, até mesmo, serem acrescentadas à dieta pela própria pessoa. Em todo caso, vale a pena prestar atenção a alguns pontos.
O ideal é que as cápsulas sejam divididas em doses pequenas. Por exemplo: se você precisa tomar 1.500 mg, é melhor que isso seja feito por meio de três comprimidos de 500 mg, a cada três horas aproximadamente.
Também é fundamental se atentar aos momentos exatos em que pretende tomar vitaminas. Algumas são lipossolúveis, ou seja, absorvidas em gordura. Veja só!
Ferro e vitamina C
Talvez você já tenha ouvido falar que comer arroz e feijão acompanhado de suco de laranja faz bem, né? Isso acontece porque a vitamina C da bebida potencializa a absorção de ferro do feijão.
Com as cápsulas de vitaminas, acontece o mesmo. Se precisar tomar os dois nutrientes, prefira ingeri-los no mesmo momento.
Vitaminas A, D, E, K
As vitaminas A, D, E e K são lipossolúveis. Por esse motivo, é interessante ingeri-las na hora do almoço, pois é a refeição mais substancial do dia. Porém, se o seu café da manhã for composto por algo com gordura, como ovo, pode tomar a vitamina logo que acorda.
Cálcio
O ideal é consumir o cálcio antes de dormir e longe das refeições. Por ter um pH ácido, esse nutriente precisa que o estômago também fique em um ambiente assim para que seja melhor assimilado. Para potencializar o efeito do cálcio, você pode consumir o magnésio junto.
Vale destacar ainda que essa substância prejudica a absorção de ferro. Então, não opte por tomá-la com uma cápsula de ferro ou durante uma refeição repleta do nutriente.
Ômega 3
Para que seja bem absorvido pelo organismo, é preferível consumir o Ômega 3 isoladamente. No caso dos multivitamínicos, tudo irá depender da composição deles. Por isso, é recomendável ler atentamente a bula e as interações do medicamento.
Consulte um médico e faça os exames necessários para identificar quais vitaminas são melhores para você. Quer saber mais sobre vida saudável? Confira as dicas no blog da Bemol Farma!