A dor de cabeça na gravidez é um sintoma super comum, mas não existe uma regra para seu aparecimento. Isso porque as causas podem variar. Se você está passando por uma fase onde essa dor está frequente, continue lendo o artigo e saiba o que fazer!
Quais são as causas da dor de cabeça na gravidez?
Ainda não foi descoberta a causa exata da dor de cabeça na gravidez, embora a medicina trate esse sintoma até mesmo em pessoas não gestantes, não sabe-se a explicação científica da dor.
No entanto, as suspeitas são que essa dor, no caso das gestantes, pode estar relacionada ao aumento dos hormônios da gestação (como estrogênio e progesterona). A suspeita é que eles agem dilatando os vasos sanguíneos da cabeça, provocando o mal estar.
Mas, além dessa possível causa, a dor de cabeça durante a gravidez pode surgir devido a hábitos como:
- – diminuição do consumo de cafeína;
- – estresse;
- – cansaço
Ou seja, a dor de cabeça nem sempre está relacionada com a gravidez em si, mas pode ser que você esteja tendo esse sintoma devido a problemas de visão, sinusite, etc. Apenas um médico poderá oferecer um diagnóstico preciso.
Como aliviar a dor de cabeça na gravidez?
Os exercícios físicos têm um papel fundamental para gestantes não sofrerem com dores de cabeça. Atividades de relaxamento e alongamentos podem ajudar a diminuir a tensão dos músculos ao redor da cabeça e previnem o aparecimento do sintoma. Além disso, uma alimentação saudável também é uma grande aliada na prevenção da dor.
Veja, abaixo, algumas dicas do que fazer para diminuir a dor de cabeça na gestação:
- – aplicação de compressa de água morna ao redor dos olhos e do nariz;
- – escalda-pés com bolinhas de gude, pois os movimentos vão te ajudar a relaxar;
- – alimentar-se de três em três horas e dar preferência a refeições leves.
É importante saber diferenciar a dor de cabeça da enxaqueca. Então se você estiver com o sintoma aliado a outros (como ânsia de vômito, visão embaçada ou desmaios) é importante consultar um obstetra, uma vez que isso pode indicar problemas de saúde que prejudicam a saúde do bebê e da mamãe.
Por fim, o uso de medicamentos na gestação deve ser feito com cuidados redobrados. Então não se automedique e sempre consulte um médico da sua confiança. Afinal, apenas ele poderá indicar o melhor tratamento para a dor de cabeça na gestação.
Depois da consulta e com a receita e orientação médica em mãos, você poderá encontrar os melhores medicamentos e produtos no site da Bemol Farma, uma das melhores farmácias online que atende toda Manaus!
Se este artigo foi útil para você, então continue sua educação e leia o artigo Amamentação e alimentação: saiba a importância dessa relação aqui no blog da Bemol Farma!