Tipos de Teste de Gravidez — Como Funcionam e Qual o Melhor?

tipos-de-teste-de-gravidez-como-funcionam-e-qual-o-melhor

Se você começou a sentir sintomas de uma possível gestação, está tentando engravidar e não sabe se o grande dia chegou, existem diversos tipos de teste de gravidez que podem confirmar isso. Continue lendo este artigo para saber mais!

Tipos de teste de gravidez vendidos em farmácia

Um dos tipos de testes de gravidez mais utilizados são os vendidos em farmácia. Neles, basta que a mulher faça xixi em um recipiente (ou, dependendo do modelo do teste, em um palito de plástico) e aguarde poucos minutos.

Existem alguns que apontam o resultado positivo por meio da cor. Por exemplo, se o palito ficar azul é positivo. Outros testes informam o resultado por meio da quantidade de linhas que aparecem no palito (se forem duas linhas é positivo, apenas uma significa negativo).

Para ter certeza da resposta, é importante ler bem as instruções para não haver confusão nesse momento tão importante.

Teste de gravidez que mede semanas

O teste vendido em farmácia também pode apontar a quantidade de semanas da gravidez. Ele tem a mesma base para funcionamento, medindo o beta HCG, uma fração do hormônio produzido na gestação (gonadotrofina coriônica humana, HCG).

Como a quantidade desse hormônio sobe a cada 48 horas na gestação, o teste é capaz de prever o tempo de gravidez pelos níveis de HCG na mulher.

Exames de sangue

O exame de sangue irá realizar a mesma medição feita em testes de farmácia: a quantidade de HCG. No entanto, por ser feito em laboratório, ele é mais preciso, sendo capaz de apontar a evolução da gestação.

Por fim, na hora de ter certeza da gravidez, é importante que você não aposte na criatividade nem ceda à ansiedade de fazer um teste caseiro. Ele pode parecer como uma alternativa para ter respostas rápidas, mas isso não é indicado, afinal, testes caseiros não possuem nenhuma comprovação científica.

Agora que você já sabe quais são os tipos de teste de gravidez existentes, se você está em dúvida, não deixe de procurar um médico!

Para mais conteúdos como este, continue acompanhando o blog da Bemol Farma!

Compartilhe

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pocket

Últimas do blog